Rejuvenescimento Facial
22 de março de 2016
Cuidados com os Cabelos
23 de março de 2016
Show all

Manchas na Pele

O que são?

São áreas mais escurecidas na pele, geralmente acastanhadas. Podem ser maiores ou menores, mais claras ou mais escuras. Essa variação ocorre de acordo com a carga genética de cada pessoa. As manchas acastanhadas que surgem no rosto são chamadas de melasma. Elas podem aparecer principalmente na testa, nas bochechas, acima dos lábios.

manchasPele_2

Por que surgem as manchas?

Uma das formas que a pele tem de se proteger é produzindo a melanina, que é o pigmento da nossa pele. Em situações em que a pele se sente agredida ela pode produzir mais pigmentos dando surgimento às manchas. Elas também podem se formar em função de alterações hormonais, como na gestação, mas podem ter também outras causas, como o uso de alguns medicamentos, por exemplo.

Como tratar?

É importante uma avaliação prévia em consultório, uma vez que nem todas as manchas tem resposta favorável ao tratamento. Depois desta avaliação o médico pode fazer a prescrição de medicamentos que auxiliam no clareamento. Nem sempre o tratamento domiciliar exclusivo vai resolver o problema. Geralmente há a necessidade de tratamentos clareadores no consultório, como os Peelings ou LASER.

Como evitar?

A principal causa para a formação das manchas no nosso meio são os raios solares. Em função disso um bom filtro solar é fundamental. Precisamos nos proteger da radiação solar, tanto UV-A quanto UV-B. É importante procurar filtros solares que façam uma boa proteção. Filtro solar não é tudo igual! Procure a sessão de filtros solares e saiba mais sobre estes maravilhosos aliados à saúde da nossa pele!

Manchas na Pele