

							Donas de cores vibrantes, as frutas vermelhas, além de saborosas, fazem um bem gigante para a saúde. Isso porque as também chamadas berries (em inglês) são capazes de evitar o envelhecimento precoce, reduzir os riscos de diabetes, câncer edoenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.
Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras. Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas. Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.
Como se não bastassem todos os benefícios que essas frutas trazem para a nossa saúde, também existem os benefícios estéticos. Além de serem ricas em vitaminas, as frutas vermelhas nos proporcionam energia, brilho e maciez aos nossos cabelos, contribuem no rejuvenescimento da pele e também no fortalecimento das unhas.

Tem propriedades diuréticas, e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos. Fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro, combatendo a anemia. O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico.
Riquíssima em vitamina C e outras vitaminas como: B1, B2, B3 e B6. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue.
A cor quase azulada indica que, além da antocianina, ali tem um carotenoide chamado luteína, que também entra na briga contra os radicais livres. Se não encontrar a fruta in natura, aposte sem medo na congelada. O mirtilo é um dos alimentos mais que previnem o envelhecimento precoce.
Reúne potássio, fibras e vitaminas A e C. Ao natural, é um tanto ácida. No Brasil, costuma ser consumida em forma de doces e xarope, que acaba tendo pouca fruta e muito açúcar; portanto, a não ser que encontre alternativas de melhor qualidade melhor maneirar nessa opção.
Ela esbanja vitamina E e fibras. Tem mais um ponto positivo: carrega ácido elágico, que tem propriedade antimutagênica, ou seja, inibe o aparecimento de tumores.
Também possui o bem-vindo ácido elágico. Se quiser provar sua geleia, facilmente encontrada nas gôndolas dos supermercados, prefira aquelas que listam a fruta como o primeiríssimo de seus ingredientes (indica concentração maior no produto).
Ganhou fama devido à capacidade de evitar a infecção urinária – a substância responsável pelo feito é a proantocianidina. Há chás e sucos com a fruta. A polpa congelada é outra boa pedida.Alguns outros exemplos de frutas vermelhas são: açaí, acerola, ameixa, cereja, jabuticaba, melancia, uva e maçã.
O ideal é consumir frutas vermelhas de 3 a 4 vezes por semana. Se possível, também é bom diversificar essas frutas para se ter acesso a todos os nutrientes e aos benefícios de todas elas.
A época de safra das frutas vermelhas é entre novembro e fevereiro. São frutas de verão. Podemos congelar sua polpa, para obter suas propriedades durante o ano todo.